Depuração de gases

COV

As emissões de Compostos Orgânicos Voláteis (COV) são geradas em muitos âmbitos industriais, geralmente como parte de aromatizantes, lacas, tintas e dissolventes. Entre os mais comuns podemos encontrar o percloroetileno, acetato de etilo, tolueno, xileno ou clorobenzeno.

H2S

O sulfureto de hidrogénio ou ácido sulfídrico é um gás inflamável, incolor e tóxico, cujo cheiro é o da matéria orgânica em decomposição. Associado a processos como as depuradoras de água, a indústria papeleira ou a produção de biogás, é um gás que não gera apenas problemas no maio ambiente devido ao mau cheiro, com também afeta a maquinaria a as canalizações devido à sua elevada corrosividade.

SO2

O dióxido de enxofre é a principal causa da chuva ácida, já que na atmosfera se transforma em ácido sulfúrico. É libertado em muitos processos de combustão já que os combustíveis como o cartão, o petróleo, o diesel ou o gás natural contêm certas quantidades de compostos de enxofre.

Dioxinas e Furanos

As dioxinas caracterizam-se pelo seu elevado potencial tóxico. Em muitos casos geram-se como consequência da queima de plásticos e produtos clorados nas incineradoras de resíduos urbanos, a fundição de metais, o branqueamento da pasta de papel com cloro ou o fabrico de alguns herbicidas e pesticidas entre outros.

HF

O fluoreto de hidro génio é um composto químico altamente perigoso formado por hidrogénio e flúor. O seu impacto ambiental associa-se às centrais elétricas de carvão, à fundição de alumínio, às fábricas de fertilizantes com fósforo e à indústria da cerâmica.

Metais Pesados

Existe um grupo de metais pesados mais conhecidos pela sua tendência de apresentar sérios problemas ambientais, como são o mercúrio (Hg), o chumbo (Pb), o cádmio (Cd) e o tálio (Tl), assim como o cobre (Cu), zinco (Zn) e cromo (Cr) entre outros.

HCL

O ácido clorídrico, é uma dissolução aquosa do gás cloreto de hidrogénio (HCl). À temperatura ambiente, o cloreto de hidrogénio é um gás ligeiramente amarelo, corrosivo, não inflamável, mais pesado do que o ar, de cheiro fortemente irritante. Quando se expõe ao ar, o cloreto de hidrogénio forma vapores corrosivos densos de cor branca.

Biogás

O biogás é um gás combustível composto basicamente por metano (entre 50% e 70%) e dióxido de carbono (CO2), além de pequenas proporções de outros gases (sulfuro de hidrogénio (H2S), siloxanos, mercaptanos) que se gera criando artificialmente um processo biológico de descomposição microbiológica.

Outros contaminantes

Tanto nas atividades de adsorção como de catálise, produzem-se comportamentos específicos em função do tipo de composto a processar, mas também em função de outros fatores que influenciam de forma determinante, como a temperatura, concentração ou a humidade.
SUBIR